Obrigada pela visita!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Encerramento do curso Tics


Durante o curso descobri como nós precisamos uns dos outros e como é importante essa troca de conhecimentos que adquirimos. na verdade nós tivemos uma ótima mediadora que nos fez construir a cada encontro o que nós chamamos de aprendizagem. Pretendo desenvolver através de tudo que eu adquiri um trabalho significativo, focado em produtividade e qualidade.

Hoje foi o último dia de curso, me senti uma vitoriosa porque tive muita dificuldade em cumprir as tarefas exigidas no decorrer do curso, mas graças à Deus consegui concluir... Vale a pena lembrar que apesar das dificuldades, eu sempre me esforcei para ir à todos os encontros, pois sempre tínhamos uma novidade, existia uma troca de conhecimentos que me motivava a não faltar...Tenho certeza que este curso contribuiu muito para o meu crescimento profissional. Espero participar de muitos como este...

MAG - 2/14 - Efeito Estufa

Portal do professor


Plano de Aula

Autores: Mírian, Dinizia e Adriana
Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Séries Finais
Tema: Ciências Naturais.

Dados da Aula
1. Título- Aquecimento Global
2. Objetivo: Levar os alunos a expressarem opiniões e revelarem os conhecimentos que possuem sobre o tema. Espera-se que os alunos cheguem a conclusão de que as queimadas,veículos automotores aviões, emissões industriais de gases poluentes, podem mudar o clima e superaquecer a Terra e trazer problemas para a saúde humana.
3. Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos.
4. Conhecimentos prévios trabalhados: Os alunos devem ter conhecimento sobre a composição do ar e do nosso clima.
5. Palavra-chave: Efeito Estufa, Camada de Ozônio, Protocolo de Kioto.

Estratégia e Recurso
Introduzindo a Aula
Na sala de aula, pergunte a turma se eles perceberam as mudanças climáticas, o verão que está muito mais quente do que nos anos anteriores e que o inverno não está tão frio como deveria. Com a temperatura muito alta, haverá o derretimento das geleiras polares e com isso o nível do mar aumentará várias dezenas de metro.
Peça para os alunos relatarem assuntos relacionados com as mudanças climáticas como: furacões, tsunames e doenças relacionadas ao raio ultravioleta como o câncer de pele.
Após ouvi-las, faça então um desafio: Solicite que eles pesquisem o seguinte assunto:”O que acontecerá na Terra superaquecida?” e o “Protocolo de Kioto”.

Desenvolvendo a Aula
Em seguida, comunique que a aula será no laboratório de informática e que será desenvolvido em dupla.
A pesquisa será orientada na Web, através da Webquest, que obedecerá a seguinte estrutura: Introdução/ Tarefa/Processo/ Recurso/ Avaliação/ Conclusão.
Após a pesquisa, peça para a turma fazer um círculo e discutir sobre a pesquisa “Aquecimento Global”.
Durante a discussão o professor deve expor as seguintes propostas:
 Efeito Estufa,
 Camada de Ozônio,
 Consequência do Aquecimento Global para o Meio Ambiente e os Seres Vivos.

Recursos Educacionais
 wikipédia, A enciclopédia Livre.
 google.
 uol educação

Avaliação
 Discussão sobre o assunto na turma.
 Fazer um breve comentário por escrito sobre os países que assinaram o acordo,” Protocolo de Kioto”, quais os benefícios que trará para o mundo. E sobre o país que não aderiu ao acordo.

Projeto Amora

Projeto Amora

O Projeto Amora caracteriza-se por ser uma proposta que visa desenvolver a capacidade de autonomia dos alunos promovendo atividades que privilegiam diferentes formas de interação. Além disso, as atividades são planejadas para criar espaços para que o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças possam ser acompanhados, possibilitando uma prática privilegia as intervençoes capazews de auxiliá-las. Descrevemos as estratégioas de uso de três dispositivos, que tanto auxiliam no registro das atividades, como também oferecem ferramentas que potencializam a interação, tanto dos alunos, como dos professores. É ainda necessário maiores investigações no sentido de elaborar intervenções que ofereçam um melhor aproveitamento destas ferramentas.
As múltiplas formas do aprender - José Manuel Moran

Veja aqui a entrevista na íntegra

O projeto político é o pano de fundo para a escolha de um software educacional?

Sim com certeza, pois é através do projeto político que sabemos o que queremos alcançar, ele se torna uma bússola no âmbito escolar e consequentemente é feito uma escolha exata para que haja uma eficaz aplicabilidade do software educacional.

SITES PARA PROFESSORES

Confira a lista dos principais sites selecionados para o professor aproveitar nas suas aulas e nas atividades em sala de aula:

• www.aomestrecomcarinho.com.br Aborda temas de cidadania, sexualidade, informa sobre a carreira no magistério.

• www.mec.gov.br Ministério da Educação

• www.novaescola.com.brReúne reportagens da Revista Nova Escola, fóruns sobre questões educacionais, bate-papos com professores e profissionais da área, agenda de eventos, plano de aula, informações pedagógicas e bibliotecas.

• www.estudefacil.com.brTraz dicas de cursos inovadores, notícias atualizadas sobre a área educacional e artigos.

• www.educacaoonline.pro.br Atualidades do campo educacional no mundo.

• www.educacional.com.br Traz dicas sobre temas trabalhados em sala de aula, redação on line, relato de experiências de profissionais daárea educativa e encaminhamentos metodológicos.

• www.educacaosuperior.inep.gov.br Traz informações sobre as instituições de ensino superior, avaliações oficiais dessas instituições e a situação legal dos cursos, incluindo também informações sobre o financiamento estudantil.

• http://sitededicas.uol.com.br/ Reflexões sobre educação, dicas de atividades, softwares educativos, calendários com eventos educacionais, relação de escolas do Brasil na internet, materiais didáticos.

• www.educacao.gov.br Traz os principais indicadores de educação, níveis de ensino, modalidades e a organização educacional completa do país.

• www.educarede.org.br Reúne material de diversas disciplinas que pode ser usado pelos professores em sala de aula.

• www.museudapessoa.net Museu virtual de histórias de vida aberto à participação de quem quiser compartilhar sua história. Permite pesquisar sobre temas escolares e exposições, além de contar com uma biblioteca virtual.

• www.adolesite.aids.gov.br/adolesite.htm Aborda o tema da sexualidade, das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis em uma linguagem especialmente desenvolvida para os adolescentes.

• www.dominiopublico.gov.br Trata-se de uma biblioteca digital com mais de 14 mil títulos em seu acervo.

• www.teachertube.com/Vídeos para serem utilizados em sala de aula. O professor também pode postar vídeos que possam ser utilizados por outros colegas. O objetivo é criar uma videoteca virtual.• Drawing for children Com este software seu filho ou aluno poderá fazer desenhos e escrever textos. O software também conta com grande quantidade de carimbos, planos de fundo e desenhos.

Faça o download no site:

http://people.cs.uu.nl/markov/kids/draw.html• Gibizinho Com ele seu filho ou aluno poderá criar histórias. Contém vários personagens e balões variados para as mais diferentes formas de expressão.

A versão experimental está no site:

www.kiq.com.br.• Brincando com a Arie Software que contém quatro brincadeiras em português e hebraico. Ideal para crianças de até 6 anos. Este software pode ser encontrado em www.krafthaus.com.br. Para fazer o download clique em extras.

• Hagáquê É um editor de histórias em quadrinhos. Para fazer o download clique em www.hagaque.cjb.net.

http://www.gvt.com.br/portal/educandogvt/professores.html



São muitas atividades ao mesmo tempo, será que vou conseguirrrrr....

Resultados positivos e negativos do uso das tecnologias em sala de aula



O uso das novas tecnologias na educação tem feito uma revolução, pois amplia o ensino, diversifica as aulas, facilitam o processo ensino-aprendizagem, aumenta a interatividade com outras escolas e com o mundo e consequentemente melhora a formação dos professores. Não há dúvidas quanto aos ganhos que a informática educativa trás para o processo educativo dependendo como for utilizada. Porém, apresenta pontos negativos como o desinteresse dos alunos por pesquisas em livros, jornais ou revistas, pela leitura se preocupam somente com o copiar e colar, muito disso se deve às múltiplas possibilidades oferecidas pela WEB que trazem dentre outros, conteúdos pouco estimulante para a formação intelectual.

Assim como o computador pode ser um aliado, também pode ser um vilão, pois pode gerar grandes problemas...

Trabalho de Lucas Ciavatta

O Passo é um projeto didático elaborado pelo professor Lucas Ciavatta que apresenta uma opção metodológica onde o corpo é integrado na sistematização e construção do conhecimento musical. É um trabalho estrutural de corpo, de música, de movimento e ritmo que traz inúmeras possibilidades para uma aproximação com o universo sonoro.

Podemos observar que o grupo que participa deste projeto possui uma postura bastante treinada para chegar ao profissionalismo apresentado em “Saltos no Tempo.” Considerando como exemplo esse grupo, conclui-se que é possível um educador de outra área que não a música, apresentar para seus alunos uma possibilidade de aprendizagem trabalhando com as tecnologias. É evidente que nem todos os alunos aprendem as mesmas coisas com a mesma intensidade. É preciso desenvolver um trabalho colaborativo onde um aluno que já aprendeu possa auxiliar na aprendizagem dos outros.

Certamente uma série de obstáculos se apresentarão tando para o educador quanto para o educando. Mas é importante considerar que para os alunos vencerem os desafios que lhes são apresentados é necessário muita disciplina e perseverança para experimentar várias tentativas até chegar a um resultado satisfatório.

Fonte: Ensinando e aprendendo com as TICS

O Passo - Entrevista com Lucas Ciavatta (Parte I)

Navegando, achei mais um recurso tecnológico para professores que desejam de forma diferente, dinâmica e criativa atingir os seus objetivos pedagógicos.

Objetos de aprendizagem

Vá no site do RIVED e dá uma olhada nesses abaixo:

O caso do rebanho de Jacó

  • Série: 1ª e 3ª ( ensino médio )

  • Biologia

  • Objetivos: Reconhecer que indivíduos que apresentam um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferentes. Elaborar suposições sobre o fenômeno estudado.

As ovelhas ajudariam Jacó?

  • Série: 1ª e 3ª ( ensino médio )
  • Biologia
  • Objetivos:Reconhecer que os indivíduos que apresentam um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferentes, propor hipóteses sobre herança, aplicando as idéias de Mendel; testar hipóteses sobre herança.
Preciso de oxigênio:

  • Série: 1ª ( ensino médio )

  • Biologia

  • Objetivos: Reconhecer que os microorganismos tem importante função ambiental; interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.


Experiências desenvolvidas com projetos envolvendo educação/tecnologia

Pesquisando na Internet, encontrei o projeto do professor Jailson Silva, da Escola Estadual Prof. Walfredo Arantes Caldas, na Vila Penteado, na zona norte da capital de S.Paulo. O projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying” trata mais especificamente do problema de bullying na escola e esta todo descrito no blog http://projetoescolasembullying.zip.net/, criado para divulgar as atividades do projeto.
O projeto surgiu a partir da observação dos professores sobre o comportamento dos alunos no ambiente escolar, como por exemplo, apelidos, agressões moral, física e verbal, além de brincadeirinhas de mau gosto. A partir desta constatação, viram a necessidade e a urgência de criar um projeto que viesse reduzir esses problemas na escola.
Os responsáveis pelo projeto são os professores Jailson Silva (prof. De Matemática) e Simone Marques Martins (profa. De Língua Inglesa), mas eles contaram também com a colaboração dos professores de Filosofia, de Geografia e com o apoio da equipe gestora da escola, criando desde modo um projeto interdisciplinar.
O projeto depois de elaborado pelos professores foi enviado à CENP para análise e apreciação e depois de algumas semanas receberam um parecer positivo dos técnicos e especialistas do órgão. Foi aprovado e recebeu verba para custeá-lo e logo começaram a colocá-lo em prática.
O projeto foi direcionado a toda a comunidade escolar, mas teve a participação ativa e efetiva dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que para envolver essa comunidade usaram de várias estratégias, como a apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultura, orientação sexual, entre outros, que suscitaram reflexões e debates acalorados; até a criação e interação em comunidade virtual no site orkut para trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying; a montagem de mural para expor as pesquisas e descobertas com o intuito de sensibilizar todo o alunado e a comunidade escolar em relação aos temas estudados.
“Cada professor buscou em sua disciplina um gancho para trabalhar o tema. Assim, a professora de Inglês e Português criou cartazes de campanha contra o bullying e apresentou jornais, revistas e livros que tratavam do assunto. Em História, foi trabalhada a questão do negro e do racismo no Brasil, que também é um dos motivos do fenômeno. Já a Geografia estudou os fatores políticos e econômicos que traçam os caminhos da desigualdade no Brasil” (site Sintonia – um outro mundo é possível).
Para colocar em prática todas essas atividades alunos e professores utilizaram no projeto vários recursos tecnológicos e midiáticos, como: jornais, revistas, livros, Internet, vídeo, TV, DVD, filme, datashow, filmadora, microfone, retroprojetor e câmera digital.
O projeto teve a duração de vinte semanas, durante o ano letivo de 2006 e teve ampla divulgação na imprensa: revista, jornal Diário Oficial Estado de S. Paulo, Portal do governo Estado de S. Paulo, Portal do Servidor Público, entrevista na TV (SBT) e vários outros sites.
Para culminância do projeto, foi gravado um DVD com depoimentos de alguns alunos sobre as práticas de bullying, sobre o projeto realizado na escola, sobre SUS inquietações diante do tema e seus planos para o futuro.
Portanto, o projeto teve resultados bastante positivos, pois os alunos entenderem o fenômeno do bullying e foram motivados e incentivados a terem atitudes pró-ativas para mudar a situação das vítimas e dos agressores. Outro fator positivo no projeto foi a inclusão digital dos alunos e os planos para o futuro de levar adiante o projeto com outras ações para toda a escola, envolvendo mais professores e mais alunos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

WEBQUEST



Navegando pela net descobri uma ferramenta de trabalho bem interessante é a WEBQUEST, basicamente é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da WEB.
Veja este site de criação de webquest

Agora, veja a webquest que eu fiz com as colegas do curso Tics na Educação.Link

terça-feira, 8 de junho de 2010


Atividade 6

Temos que buscar conhecimento de forma consciente e objetiva, pois sabemos que como professor, não somos os donos do saber e sim mediadores da aprendizagem. Temos que reaprender a ensinar para que possamos formar alunos críticos e capazes de utilizar as informações obtidas e construir o seu próprio aprendizado e consequentemente aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos, dotando-os de estratégias de aprendizagem adequadas.

Estou precisando ficar de pernas para o ar, pelo menos um dia...

Atividade 1 e 2


Quem sou eu como professor e aprendiz?


Primeiramente, sou uma professora docente II, que diga-se de passagem, que adorei ter sobrado na minha escola, pois foi dessa maneira que acabei entrando na atual escola como O.T. E estou amando. Olha, desde que entrei para o estado sempre busquei ser uma profissional dedicada, atualizada e principalmente uma orientadora de aprendizagem, pois dessa forma sei que o meu aluno vai ser um agente ativo com um senso crítico e consequentemente com um desenvolvimento dinâmico e atual.

Tive momentos de decepção com este sistema às vezes injusto, porém voltei a si quando me deparei com esse presente que Deus me deu, pois com certeza foi o que me levantou e me fez voltar a ter prazer em me atualizar, investir no meu crescimento profissional/pessoal. Trabalhar com as tecnologias disponíveis, dando sentido a estas no cenário escolar para que assim eu possa de uma maneira geral contribuir pra uma educação melhor e informatizada.

Agora como aprendiz, estou em constante aprendizado, vejo nitidamente essa situação no Laboratório de Informática na minha escola. Ao mesmo tempo que ensino, aprendo muito com os alunos. Observo como é importante atentarmos para isso, que não somos os donos do saber e sim mediadores, multiplicadores. Percebo que a medida que busco conhecimentos, eu incentivo os meus alunos para fazerem o mesmo e mostro através das minha atitudes que ele é o meu principal incentivador, pois aprendo com suas vivências, sua realidade, enfim como que ele: UM APRENDIZ QUE ENSINA.






Atividade 2


Relacione o ensino à distância e as novas tecnologias às expectativas do curso.



O ensino à distância é uma forma de ensino diferenciada, pois possibilita ao estudante uma flexibilidade de estudo, apresenta um material didático muito bem preparado para este sistema de ensino e um grande suporte e interação do currículo às tecnologias.

É uma experiência nova e desafiadora, pois apresenta atividades virtuais e presenciais que representa um processo interativo, ao mesmo tempo individualizador e socializador, que se realiza com a mediação de outros sujeitos.

Pretendo no término do curso ser capaz de utilizar as diferentes tecnologias como instrumentos de informação e transformação em minha escola.

APARTHEID-história





A que ponto chega o ser humano...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

quinta-feira, 20 de maio de 2010




É gente está chegando a hora de todos torcermos pelo nosso Brasil, no mundial... Amo essas coisas,rsrsrs


/www.educacao.rj.gov.br/




Estou ficando doida com tantas coisas pra fazer....

Gilberto Gil - Pela Internet

http://www.youtube.com/watch?v=WM6_DE0lBFE

Pela Internet

Gilberto Gil

Composição: Gilberto Gil

Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...(2x)

Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão

Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular

Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar...