Obrigada pela visita!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010




São muitas atividades ao mesmo tempo, será que vou conseguirrrrr....

Resultados positivos e negativos do uso das tecnologias em sala de aula



O uso das novas tecnologias na educação tem feito uma revolução, pois amplia o ensino, diversifica as aulas, facilitam o processo ensino-aprendizagem, aumenta a interatividade com outras escolas e com o mundo e consequentemente melhora a formação dos professores. Não há dúvidas quanto aos ganhos que a informática educativa trás para o processo educativo dependendo como for utilizada. Porém, apresenta pontos negativos como o desinteresse dos alunos por pesquisas em livros, jornais ou revistas, pela leitura se preocupam somente com o copiar e colar, muito disso se deve às múltiplas possibilidades oferecidas pela WEB que trazem dentre outros, conteúdos pouco estimulante para a formação intelectual.

Assim como o computador pode ser um aliado, também pode ser um vilão, pois pode gerar grandes problemas...

Trabalho de Lucas Ciavatta

O Passo é um projeto didático elaborado pelo professor Lucas Ciavatta que apresenta uma opção metodológica onde o corpo é integrado na sistematização e construção do conhecimento musical. É um trabalho estrutural de corpo, de música, de movimento e ritmo que traz inúmeras possibilidades para uma aproximação com o universo sonoro.

Podemos observar que o grupo que participa deste projeto possui uma postura bastante treinada para chegar ao profissionalismo apresentado em “Saltos no Tempo.” Considerando como exemplo esse grupo, conclui-se que é possível um educador de outra área que não a música, apresentar para seus alunos uma possibilidade de aprendizagem trabalhando com as tecnologias. É evidente que nem todos os alunos aprendem as mesmas coisas com a mesma intensidade. É preciso desenvolver um trabalho colaborativo onde um aluno que já aprendeu possa auxiliar na aprendizagem dos outros.

Certamente uma série de obstáculos se apresentarão tando para o educador quanto para o educando. Mas é importante considerar que para os alunos vencerem os desafios que lhes são apresentados é necessário muita disciplina e perseverança para experimentar várias tentativas até chegar a um resultado satisfatório.

Fonte: Ensinando e aprendendo com as TICS

O Passo - Entrevista com Lucas Ciavatta (Parte I)

Navegando, achei mais um recurso tecnológico para professores que desejam de forma diferente, dinâmica e criativa atingir os seus objetivos pedagógicos.

Objetos de aprendizagem

Vá no site do RIVED e dá uma olhada nesses abaixo:

O caso do rebanho de Jacó

  • Série: 1ª e 3ª ( ensino médio )

  • Biologia

  • Objetivos: Reconhecer que indivíduos que apresentam um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferentes. Elaborar suposições sobre o fenômeno estudado.

As ovelhas ajudariam Jacó?

  • Série: 1ª e 3ª ( ensino médio )
  • Biologia
  • Objetivos:Reconhecer que os indivíduos que apresentam um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferentes, propor hipóteses sobre herança, aplicando as idéias de Mendel; testar hipóteses sobre herança.
Preciso de oxigênio:

  • Série: 1ª ( ensino médio )

  • Biologia

  • Objetivos: Reconhecer que os microorganismos tem importante função ambiental; interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.


Experiências desenvolvidas com projetos envolvendo educação/tecnologia

Pesquisando na Internet, encontrei o projeto do professor Jailson Silva, da Escola Estadual Prof. Walfredo Arantes Caldas, na Vila Penteado, na zona norte da capital de S.Paulo. O projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying” trata mais especificamente do problema de bullying na escola e esta todo descrito no blog http://projetoescolasembullying.zip.net/, criado para divulgar as atividades do projeto.
O projeto surgiu a partir da observação dos professores sobre o comportamento dos alunos no ambiente escolar, como por exemplo, apelidos, agressões moral, física e verbal, além de brincadeirinhas de mau gosto. A partir desta constatação, viram a necessidade e a urgência de criar um projeto que viesse reduzir esses problemas na escola.
Os responsáveis pelo projeto são os professores Jailson Silva (prof. De Matemática) e Simone Marques Martins (profa. De Língua Inglesa), mas eles contaram também com a colaboração dos professores de Filosofia, de Geografia e com o apoio da equipe gestora da escola, criando desde modo um projeto interdisciplinar.
O projeto depois de elaborado pelos professores foi enviado à CENP para análise e apreciação e depois de algumas semanas receberam um parecer positivo dos técnicos e especialistas do órgão. Foi aprovado e recebeu verba para custeá-lo e logo começaram a colocá-lo em prática.
O projeto foi direcionado a toda a comunidade escolar, mas teve a participação ativa e efetiva dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que para envolver essa comunidade usaram de várias estratégias, como a apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultura, orientação sexual, entre outros, que suscitaram reflexões e debates acalorados; até a criação e interação em comunidade virtual no site orkut para trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying; a montagem de mural para expor as pesquisas e descobertas com o intuito de sensibilizar todo o alunado e a comunidade escolar em relação aos temas estudados.
“Cada professor buscou em sua disciplina um gancho para trabalhar o tema. Assim, a professora de Inglês e Português criou cartazes de campanha contra o bullying e apresentou jornais, revistas e livros que tratavam do assunto. Em História, foi trabalhada a questão do negro e do racismo no Brasil, que também é um dos motivos do fenômeno. Já a Geografia estudou os fatores políticos e econômicos que traçam os caminhos da desigualdade no Brasil” (site Sintonia – um outro mundo é possível).
Para colocar em prática todas essas atividades alunos e professores utilizaram no projeto vários recursos tecnológicos e midiáticos, como: jornais, revistas, livros, Internet, vídeo, TV, DVD, filme, datashow, filmadora, microfone, retroprojetor e câmera digital.
O projeto teve a duração de vinte semanas, durante o ano letivo de 2006 e teve ampla divulgação na imprensa: revista, jornal Diário Oficial Estado de S. Paulo, Portal do governo Estado de S. Paulo, Portal do Servidor Público, entrevista na TV (SBT) e vários outros sites.
Para culminância do projeto, foi gravado um DVD com depoimentos de alguns alunos sobre as práticas de bullying, sobre o projeto realizado na escola, sobre SUS inquietações diante do tema e seus planos para o futuro.
Portanto, o projeto teve resultados bastante positivos, pois os alunos entenderem o fenômeno do bullying e foram motivados e incentivados a terem atitudes pró-ativas para mudar a situação das vítimas e dos agressores. Outro fator positivo no projeto foi a inclusão digital dos alunos e os planos para o futuro de levar adiante o projeto com outras ações para toda a escola, envolvendo mais professores e mais alunos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

WEBQUEST



Navegando pela net descobri uma ferramenta de trabalho bem interessante é a WEBQUEST, basicamente é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da WEB.
Veja este site de criação de webquest

Agora, veja a webquest que eu fiz com as colegas do curso Tics na Educação.Link