Obrigada pela visita!!!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Encerramento do curso Tics


Durante o curso descobri como nós precisamos uns dos outros e como é importante essa troca de conhecimentos que adquirimos. na verdade nós tivemos uma ótima mediadora que nos fez construir a cada encontro o que nós chamamos de aprendizagem. Pretendo desenvolver através de tudo que eu adquiri um trabalho significativo, focado em produtividade e qualidade.

Hoje foi o último dia de curso, me senti uma vitoriosa porque tive muita dificuldade em cumprir as tarefas exigidas no decorrer do curso, mas graças à Deus consegui concluir... Vale a pena lembrar que apesar das dificuldades, eu sempre me esforcei para ir à todos os encontros, pois sempre tínhamos uma novidade, existia uma troca de conhecimentos que me motivava a não faltar...Tenho certeza que este curso contribuiu muito para o meu crescimento profissional. Espero participar de muitos como este...

MAG - 2/14 - Efeito Estufa

Portal do professor


Plano de Aula

Autores: Mírian, Dinizia e Adriana
Nível de Ensino: Ensino Fundamental – Séries Finais
Tema: Ciências Naturais.

Dados da Aula
1. Título- Aquecimento Global
2. Objetivo: Levar os alunos a expressarem opiniões e revelarem os conhecimentos que possuem sobre o tema. Espera-se que os alunos cheguem a conclusão de que as queimadas,veículos automotores aviões, emissões industriais de gases poluentes, podem mudar o clima e superaquecer a Terra e trazer problemas para a saúde humana.
3. Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos.
4. Conhecimentos prévios trabalhados: Os alunos devem ter conhecimento sobre a composição do ar e do nosso clima.
5. Palavra-chave: Efeito Estufa, Camada de Ozônio, Protocolo de Kioto.

Estratégia e Recurso
Introduzindo a Aula
Na sala de aula, pergunte a turma se eles perceberam as mudanças climáticas, o verão que está muito mais quente do que nos anos anteriores e que o inverno não está tão frio como deveria. Com a temperatura muito alta, haverá o derretimento das geleiras polares e com isso o nível do mar aumentará várias dezenas de metro.
Peça para os alunos relatarem assuntos relacionados com as mudanças climáticas como: furacões, tsunames e doenças relacionadas ao raio ultravioleta como o câncer de pele.
Após ouvi-las, faça então um desafio: Solicite que eles pesquisem o seguinte assunto:”O que acontecerá na Terra superaquecida?” e o “Protocolo de Kioto”.

Desenvolvendo a Aula
Em seguida, comunique que a aula será no laboratório de informática e que será desenvolvido em dupla.
A pesquisa será orientada na Web, através da Webquest, que obedecerá a seguinte estrutura: Introdução/ Tarefa/Processo/ Recurso/ Avaliação/ Conclusão.
Após a pesquisa, peça para a turma fazer um círculo e discutir sobre a pesquisa “Aquecimento Global”.
Durante a discussão o professor deve expor as seguintes propostas:
 Efeito Estufa,
 Camada de Ozônio,
 Consequência do Aquecimento Global para o Meio Ambiente e os Seres Vivos.

Recursos Educacionais
 wikipédia, A enciclopédia Livre.
 google.
 uol educação

Avaliação
 Discussão sobre o assunto na turma.
 Fazer um breve comentário por escrito sobre os países que assinaram o acordo,” Protocolo de Kioto”, quais os benefícios que trará para o mundo. E sobre o país que não aderiu ao acordo.

Projeto Amora

Projeto Amora

O Projeto Amora caracteriza-se por ser uma proposta que visa desenvolver a capacidade de autonomia dos alunos promovendo atividades que privilegiam diferentes formas de interação. Além disso, as atividades são planejadas para criar espaços para que o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças possam ser acompanhados, possibilitando uma prática privilegia as intervençoes capazews de auxiliá-las. Descrevemos as estratégioas de uso de três dispositivos, que tanto auxiliam no registro das atividades, como também oferecem ferramentas que potencializam a interação, tanto dos alunos, como dos professores. É ainda necessário maiores investigações no sentido de elaborar intervenções que ofereçam um melhor aproveitamento destas ferramentas.
As múltiplas formas do aprender - José Manuel Moran

Veja aqui a entrevista na íntegra

O projeto político é o pano de fundo para a escolha de um software educacional?

Sim com certeza, pois é através do projeto político que sabemos o que queremos alcançar, ele se torna uma bússola no âmbito escolar e consequentemente é feito uma escolha exata para que haja uma eficaz aplicabilidade do software educacional.

SITES PARA PROFESSORES

Confira a lista dos principais sites selecionados para o professor aproveitar nas suas aulas e nas atividades em sala de aula:

• www.aomestrecomcarinho.com.br Aborda temas de cidadania, sexualidade, informa sobre a carreira no magistério.

• www.mec.gov.br Ministério da Educação

• www.novaescola.com.brReúne reportagens da Revista Nova Escola, fóruns sobre questões educacionais, bate-papos com professores e profissionais da área, agenda de eventos, plano de aula, informações pedagógicas e bibliotecas.

• www.estudefacil.com.brTraz dicas de cursos inovadores, notícias atualizadas sobre a área educacional e artigos.

• www.educacaoonline.pro.br Atualidades do campo educacional no mundo.

• www.educacional.com.br Traz dicas sobre temas trabalhados em sala de aula, redação on line, relato de experiências de profissionais daárea educativa e encaminhamentos metodológicos.

• www.educacaosuperior.inep.gov.br Traz informações sobre as instituições de ensino superior, avaliações oficiais dessas instituições e a situação legal dos cursos, incluindo também informações sobre o financiamento estudantil.

• http://sitededicas.uol.com.br/ Reflexões sobre educação, dicas de atividades, softwares educativos, calendários com eventos educacionais, relação de escolas do Brasil na internet, materiais didáticos.

• www.educacao.gov.br Traz os principais indicadores de educação, níveis de ensino, modalidades e a organização educacional completa do país.

• www.educarede.org.br Reúne material de diversas disciplinas que pode ser usado pelos professores em sala de aula.

• www.museudapessoa.net Museu virtual de histórias de vida aberto à participação de quem quiser compartilhar sua história. Permite pesquisar sobre temas escolares e exposições, além de contar com uma biblioteca virtual.

• www.adolesite.aids.gov.br/adolesite.htm Aborda o tema da sexualidade, das drogas e das doenças sexualmente transmissíveis em uma linguagem especialmente desenvolvida para os adolescentes.

• www.dominiopublico.gov.br Trata-se de uma biblioteca digital com mais de 14 mil títulos em seu acervo.

• www.teachertube.com/Vídeos para serem utilizados em sala de aula. O professor também pode postar vídeos que possam ser utilizados por outros colegas. O objetivo é criar uma videoteca virtual.• Drawing for children Com este software seu filho ou aluno poderá fazer desenhos e escrever textos. O software também conta com grande quantidade de carimbos, planos de fundo e desenhos.

Faça o download no site:

http://people.cs.uu.nl/markov/kids/draw.html• Gibizinho Com ele seu filho ou aluno poderá criar histórias. Contém vários personagens e balões variados para as mais diferentes formas de expressão.

A versão experimental está no site:

www.kiq.com.br.• Brincando com a Arie Software que contém quatro brincadeiras em português e hebraico. Ideal para crianças de até 6 anos. Este software pode ser encontrado em www.krafthaus.com.br. Para fazer o download clique em extras.

• Hagáquê É um editor de histórias em quadrinhos. Para fazer o download clique em www.hagaque.cjb.net.

http://www.gvt.com.br/portal/educandogvt/professores.html



São muitas atividades ao mesmo tempo, será que vou conseguirrrrr....

Resultados positivos e negativos do uso das tecnologias em sala de aula



O uso das novas tecnologias na educação tem feito uma revolução, pois amplia o ensino, diversifica as aulas, facilitam o processo ensino-aprendizagem, aumenta a interatividade com outras escolas e com o mundo e consequentemente melhora a formação dos professores. Não há dúvidas quanto aos ganhos que a informática educativa trás para o processo educativo dependendo como for utilizada. Porém, apresenta pontos negativos como o desinteresse dos alunos por pesquisas em livros, jornais ou revistas, pela leitura se preocupam somente com o copiar e colar, muito disso se deve às múltiplas possibilidades oferecidas pela WEB que trazem dentre outros, conteúdos pouco estimulante para a formação intelectual.

Assim como o computador pode ser um aliado, também pode ser um vilão, pois pode gerar grandes problemas...

Trabalho de Lucas Ciavatta

O Passo é um projeto didático elaborado pelo professor Lucas Ciavatta que apresenta uma opção metodológica onde o corpo é integrado na sistematização e construção do conhecimento musical. É um trabalho estrutural de corpo, de música, de movimento e ritmo que traz inúmeras possibilidades para uma aproximação com o universo sonoro.

Podemos observar que o grupo que participa deste projeto possui uma postura bastante treinada para chegar ao profissionalismo apresentado em “Saltos no Tempo.” Considerando como exemplo esse grupo, conclui-se que é possível um educador de outra área que não a música, apresentar para seus alunos uma possibilidade de aprendizagem trabalhando com as tecnologias. É evidente que nem todos os alunos aprendem as mesmas coisas com a mesma intensidade. É preciso desenvolver um trabalho colaborativo onde um aluno que já aprendeu possa auxiliar na aprendizagem dos outros.

Certamente uma série de obstáculos se apresentarão tando para o educador quanto para o educando. Mas é importante considerar que para os alunos vencerem os desafios que lhes são apresentados é necessário muita disciplina e perseverança para experimentar várias tentativas até chegar a um resultado satisfatório.

Fonte: Ensinando e aprendendo com as TICS

O Passo - Entrevista com Lucas Ciavatta (Parte I)

Navegando, achei mais um recurso tecnológico para professores que desejam de forma diferente, dinâmica e criativa atingir os seus objetivos pedagógicos.

Objetos de aprendizagem

Vá no site do RIVED e dá uma olhada nesses abaixo:

O caso do rebanho de Jacó

  • Série: 1ª e 3ª ( ensino médio )

  • Biologia

  • Objetivos: Reconhecer que indivíduos que apresentam um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferentes. Elaborar suposições sobre o fenômeno estudado.

As ovelhas ajudariam Jacó?

  • Série: 1ª e 3ª ( ensino médio )
  • Biologia
  • Objetivos:Reconhecer que os indivíduos que apresentam um mesmo fenótipo podem apresentar genótipos diferentes, propor hipóteses sobre herança, aplicando as idéias de Mendel; testar hipóteses sobre herança.
Preciso de oxigênio:

  • Série: 1ª ( ensino médio )

  • Biologia

  • Objetivos: Reconhecer que os microorganismos tem importante função ambiental; interpretar e criticar resultados a partir de experimentos e demonstrações.


Experiências desenvolvidas com projetos envolvendo educação/tecnologia

Pesquisando na Internet, encontrei o projeto do professor Jailson Silva, da Escola Estadual Prof. Walfredo Arantes Caldas, na Vila Penteado, na zona norte da capital de S.Paulo. O projeto “Lições de cidadania e direitos humanos: escola sem bullying” trata mais especificamente do problema de bullying na escola e esta todo descrito no blog http://projetoescolasembullying.zip.net/, criado para divulgar as atividades do projeto.
O projeto surgiu a partir da observação dos professores sobre o comportamento dos alunos no ambiente escolar, como por exemplo, apelidos, agressões moral, física e verbal, além de brincadeirinhas de mau gosto. A partir desta constatação, viram a necessidade e a urgência de criar um projeto que viesse reduzir esses problemas na escola.
Os responsáveis pelo projeto são os professores Jailson Silva (prof. De Matemática) e Simone Marques Martins (profa. De Língua Inglesa), mas eles contaram também com a colaboração dos professores de Filosofia, de Geografia e com o apoio da equipe gestora da escola, criando desde modo um projeto interdisciplinar.
O projeto depois de elaborado pelos professores foi enviado à CENP para análise e apreciação e depois de algumas semanas receberam um parecer positivo dos técnicos e especialistas do órgão. Foi aprovado e recebeu verba para custeá-lo e logo começaram a colocá-lo em prática.
O projeto foi direcionado a toda a comunidade escolar, mas teve a participação ativa e efetiva dos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que para envolver essa comunidade usaram de várias estratégias, como a apresentação de seminários sobre os temas racismo, pluralidade cultura, orientação sexual, entre outros, que suscitaram reflexões e debates acalorados; até a criação e interação em comunidade virtual no site orkut para trocas de experiências e depoimentos relacionados às práticas de bullying; a montagem de mural para expor as pesquisas e descobertas com o intuito de sensibilizar todo o alunado e a comunidade escolar em relação aos temas estudados.
“Cada professor buscou em sua disciplina um gancho para trabalhar o tema. Assim, a professora de Inglês e Português criou cartazes de campanha contra o bullying e apresentou jornais, revistas e livros que tratavam do assunto. Em História, foi trabalhada a questão do negro e do racismo no Brasil, que também é um dos motivos do fenômeno. Já a Geografia estudou os fatores políticos e econômicos que traçam os caminhos da desigualdade no Brasil” (site Sintonia – um outro mundo é possível).
Para colocar em prática todas essas atividades alunos e professores utilizaram no projeto vários recursos tecnológicos e midiáticos, como: jornais, revistas, livros, Internet, vídeo, TV, DVD, filme, datashow, filmadora, microfone, retroprojetor e câmera digital.
O projeto teve a duração de vinte semanas, durante o ano letivo de 2006 e teve ampla divulgação na imprensa: revista, jornal Diário Oficial Estado de S. Paulo, Portal do governo Estado de S. Paulo, Portal do Servidor Público, entrevista na TV (SBT) e vários outros sites.
Para culminância do projeto, foi gravado um DVD com depoimentos de alguns alunos sobre as práticas de bullying, sobre o projeto realizado na escola, sobre SUS inquietações diante do tema e seus planos para o futuro.
Portanto, o projeto teve resultados bastante positivos, pois os alunos entenderem o fenômeno do bullying e foram motivados e incentivados a terem atitudes pró-ativas para mudar a situação das vítimas e dos agressores. Outro fator positivo no projeto foi a inclusão digital dos alunos e os planos para o futuro de levar adiante o projeto com outras ações para toda a escola, envolvendo mais professores e mais alunos.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

WEBQUEST



Navegando pela net descobri uma ferramenta de trabalho bem interessante é a WEBQUEST, basicamente é uma metodologia de pesquisa orientada, em que quase ou todos os recursos utilizados são provenientes da WEB.
Veja este site de criação de webquest

Agora, veja a webquest que eu fiz com as colegas do curso Tics na Educação.Link